Contador de VISITAS

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Radialistas promovem nesta sexta (17) debate sobre o racismo e o privilégio de ser branco no Brasil



Por Ronaldo Werneck
O Sindicato dos Radialistas no estado de São Paulo realiza nesta sexta feira (17), a partir das 16h, o debate "Branquitude, o privilégio de ser branco no Brasil", que se desdobra em três eixos; o Racismo Institucional, o Negro nos Meios de Comunicação e a Representação dos Negros nos Conselhos de Comunicação das emissoras públicas no Brasil. O debate contará com a participação de diversas pessoas entre elas Dulce Muniz, atriz e ex dirigente sindical, Ivair Augusto Alves dos Santos, doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília, Brasil, Coordenador do Centro de Convivência Negra da Universidade de Brasília e Coordenador das Entidades Negras (CEN) e Maria Isabel de Assis, mais conhecida como Mabel Assis, graduada em Serviço Social, mestra e doutora em Antropologia Social pela PUC de São Paulo. Mabel é membro do Conselho Municipal de Políticas Para Mulheres e membro do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Social, todos do município e Guarulhos.
Segundo Arnaldo Marcolino, um dos promotores do evento, o debate sobre o racismo é ofuscado pela institucionalização do preconceito, o que leva muitas pessoas acharem natural esse comportamento. Já o professor Ivair Augusto Alves dos Santos afirma que representação do negros nos conselhos públicos dos meios de comunicação públicos, não existe.



Vídeo da Agência Experimental demonstra tratamentos distintos 
pela mídia em relação as etnias negra e branca

O fato é que a não percepção de um problema de intolerância étnica leva a sua solidificação na sociedade. Com ela, as desigualdades emperram a possibilidade de mudanças e a única forma de combatê-la é com informação. O debate promove isto.
O evento é aberto a participação da sociedade, bem como da comunidade acadêmica e sindical.

Serviço:
Local: Sindicato dos Radialistas no estado de São Paulo
Endereço: Rua Conselheiro Ramalho n. 992, bairro Bela Vista, em São Paulo

Horário: a partir das 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário