Contador de VISITAS

quinta-feira, 30 de março de 2017

Diário de Greve Rádios Clube AM e FM de Lins; Segundo dia.

Com canções de Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho trabalhadores em greve se animam na porta da empresa


Por Ronaldo Werneck

Ao som de e Bezerra da Silva e Zeca Pagodinho os trabalhadores das emissoras Clube AM e FM, esta última, que transmite o sinal da Nativa FM na cidade de Lins, continuam na porta das empresas pressionando a direção das mesmas a agilizarem os pagamentos. Com o lema, "sem salário sem trabalho", o movimento afirma que enquanto não vier uma proposta aceitável, a greve continua.

Nesta quarta feira (29) foi dia de piti, por conta da gerente da emissora AM, que não gostou de ser fotografada ao ser flagrada, junto com outro gerente da emissora FM e vendedor das emissoras, trazendo marmitas para os fura greve.


Na parte da manhã sol bate na porta da empresa. Cenário muda nesta quinta (30), com barracas e bancos trazidas com carro de som

Por falar em furar greve, Rhogerio Salvatory, radialista lotado na Rádio Clube FM de Araçatuba, uma das emissoras do grupo, contribui com o desserviço aos colegas de trabalho, que lutam contra as injustiças praticadas pela direção da emissora e a sua história profissional. Sai de Araçatuba para vir para Lins, 96 km distância todos esses dias. Entra na emissora antes das 6h00 da manhã e, provavelmente, deve sair depois das 19h00. Até banho deve andar tomando na emissora para fazer esse horário. Sem falar que, se estiver dormindo em Araçatuba, deve estar acordando as 4h00, para chegar em Lins, por volta das 5h00 e já pegar no batente as 6h00 e sair só a noite.


Marmitas pra os "fura greve"

O movimento é pacífico e a Lei de Greve é cumprida a risca pelos trabalhadores. Menos a empresa que tenta burlar a legislação ao chamar trabalhadores, sem contrato de trabalho com a empresa ou lotados em outras praças, para virem trabalhar. Uma radialista tentou entrar na empresa pra trabalhar, mas foi impedida de entrar pelo Sindicato. Bom saber que essas tentativas estão sendo registradas, para eventualidade judicial. Podem acreditar, "estão no mato sem cachorro". 

Ou pagam o que devem ou pagam o que devem. Se não, a greve continua.

No mesmo dia, logo a tardesinha, chegou o carro de som do Sindicato dos Radialistas com mais sindicalistas em apoio ao movimento. Os batuques, com pandeiro e violão agora recebem reforço, para que o dia seja mais animado na porta da empresa. Para os "recadinhos do sindicato" chegar aos ouvidos da direção da empresa, que estiver lá dentro, aos trabalhadores que furaram a greve e a população de Lins, que passa em frente as emissoras, que estão com seus trabalhadores em greve.


Trabalhadores e sindicalistas na porta da empresa

Nesta quinta feira (30) é dia de protesto na cidade. Grande ato será realizado com carro de som e distribuição de carta aberta. A cidade inteira vai saber que tipo de tratamento os trabalhadores dessas emissoras recebem da direção das empresas e a postura do radialista Roy Nelson, que afirmou que estaria solidário ao movimento e entraria em greve, mas não manteve sua palavra.

Abaixo a relação de irregularidades que a empresa vai ter de se virar, para regularizar e ter sua programação de volta ao normal.


  1. atraso nos pagamentos de salários
  2. falta de conta salário
  3. não pagamento de tickets
  4. não pagamento do PPR
  5. não pagamento de acúmulo de funções
  6. não pagamento do duplo contrato de trabalho
  7. ausência de folgas aos domingos
  8. não pagamento de horas extras
  9. não pagamento do adiantamento por tempo de serviço
  10. ausência de livro de controle de jornada
  11. não gozo de férias
  12. não pagamento do acréscimo de 1/3
  13. inexistência de escala de folgas
  14. ausência de intervalo entre jornadas
  15. não fornecimento do vale transporte
  16. inexistência do quadro de avisos
  17.  não depósito do FGTS
  18. não recolhimento do INSS
  19. assédio moral

Nenhum comentário:

Postar um comentário