Contador de VISITAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Bloco do FuÁ anima e protesta nas ruas de São Paulo


Arte Rosane Almeida

Por Ronaldo Werneck

Fevereiro chega e o carnaval aponta, ali na esquina. Sim, eles estão lá, se preparando, se organizando, sambando e cantando as alegrias e tristezas da vida do brasileiro. O carnaval de rua, essencialmente os blocos carnavalescos, reproduzem fielmente a vida e a cultura do brasileiro e o Bloco do FuÁ já está com seus "motores" funcionando. 

Com o tema "Onde as Minorias são a Maioria; Negras, Mulheres, LGBTs, Nordestinas, Imigrantes e Refugiados...", o FuÁ irá exaltar e criticar a forma como as minorias são tratadas no Brasil. Músicas, letras, adereços, artes do bloco serão alusivos ao tema. 

Nesse ano o FuÁ irá homenagear o ator, dramaturgo e morador do Bixiga, Sérgio Mamberti, que estará presente no desfile, no carro de som. 

Foto reprodução. Sérgio Mamberti

O Bloco do FuÁ, criado em 2012 veio reforçar os blocos carnavalescos comprometidos com samba de qualidade, com temas sociais e também com as marchinhas, que tanto  animaram nossos pais, avós e bisavós. Algumas marchinhas, tocadas pelo bloco, são de composição de seus componentes, que tocam ao vivo durante o desfile, com banda e percussionistas próprios,  pelas ruas do bairro.

Apesar de ter nascido em 2012, o Bloco do FuÁ já é tradição em São Paulo. Suas concentrações e ensaios já fazem parte do calendário carnavalesco de São Paulo e são divulgados pela mídia paulistana. Neste ano os ensaios continuam, gratuitamente, no Sindicato dos Radialistas na Rua Conselheiro Ramalho n. 992 e no Al Janiah, que fica na Rua Rui Barbosa.

Uma inovação deste carnaval promovida pelo FuÁ será a utilização de material reciclado ou reaproveitado para confecção de adereços, estandartes e a decoração do carro de som. Todo esse material são trabalhados pelos componentes do bloco, com a supervisão dos artistas plásticos Nelson Alvim e Paulo Aliende.

Cortejo será no dia 26/02/2017 - domingo de Carnaval - GRATUITO.


Traga um quilo de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal, que serão doados à CASA 1, que é um Centro de Acolhimento e de  Cultura LGBT gratuito, para as pessoas que foram expulsas de casa por causa de sua orientação sexual.

Serviço:
Bloco do FuÁ - Carnav­al 2017
Tema: " Onde as Mino­rias são a Maioria; N­egr@s, Mulheres, LGBT­, Nordestin@s, Imigra­ntes, Refugid@s...
Nos vocais da banda com: Cida Lobo, Cla­udia Santana e João L­uís Correa. A direção­ dos vocais é de Cida­ Lobo.
Nos sopros: Juruna e­ Marcio Miele
Nas cordas: Nadir ( c­avaco) e Edinho Olive­ira ( violão e guitar­ra ) os arranjos são ­dele também bem como ­a direção musical. 
Cortejo: dia 26/02/201­7 domingo de Carnaval­ - GRATUITO
Concentração: às 16h­ rua Conselheiro Rama­lho 992 - saída as 18­h
Dispersão: Praça Dom­ José Gaspar
Trajeto: ruas: Conse­lheiro Ramalho, Manoe­l Dutra, Major Diogo,­ Santo Antonio, Marti­nho Prado, Nestor Pes­tana, Araújo, avenida­s Ipiranga e São Luís­ finalizando na praça­ Dom José Gaspar às 2­2h
Logo : uma boca­
Cores: Vermelho, Bra­nco e Preto
Caminhão de Som: Tri­o Bala com 40.000 watts de potência
Foliões: 5.000 - Cin­co mil




Nenhum comentário:

Postar um comentário