segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Representante da Globo no Sindicato Patronal orienta chefias a espalhar boatos na emissora


Emissora da família Marinho não conseguiu barrar antecipações em outras emissoras

Por Ronaldo Werneck

Não é novidade que a TV Globo trava para que não haja um acordo na mesa de negociação com o nosso sindicato. Também não é novidade que a emissora espalha boatos entre os trabalhadores para atingir seus objetivos.  Mais recentemente, informações levantadas pelo blog, revelam que o representante da Globo no sindicato patronal, chamou os gerentes da emissora para espalhar boatos entre seus trabalhadores. Dentre as mentiras é a de que o Sindicato dos Radialistas tem tomado posturas que estão prejudicando as negociações para fecharmos nossa convenção coletiva.

Mentiras como a de que o Sindicato dos Radialistas fechou os portões de sua sede, para que os trabalhadores não pudessem entrar para se manifestar ou votar na assembleia.

Na avaliação do negociador da TV Globo é de que a emissora não deverá dar nada de antecipação salarial, esperando que o Tribunal Regional do Trabalho dê menos do que é reivindicado pelo Sindicato dos Radialistas. Como, por exemplo, de que a Justiça dê 6, 7% ou talvez, até 9,83% sem ser retroativo. Além de prosseguir com sua tática de aglutinar dois anos sem acordo coletivo assinado, como tem feito com outros sindicatos, para oferecer um índice menor do que deveria para os dois anos acumulados.

O Sindicato dos Radialistas há meses tem tentado uma solução que atenda os interesses da categoria e não da emissora. Desde o ano passado, a tática do patronal é vencer pelo cansaço, mas nossas assembleias os trabalhadores, que tem comparecido e reafirmado o compromisso com a diretoria, de não abrir mão de direitos conquistados tem sido constante.

O que a TV Globo não esperava é que os patrões se dividissem. Diversas emissoras no interior do estado já fizeram reajuste salarial. SBT, Record, TV Gazeta e até emissoras afiliadas da TV Globo como TV Vanguarda e EPTV, já anunciaram os respectivos reajustes, aguardando definição do dissídio, que no dia 06 de dezembro, prossegue com audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho.

O objetivo dos boatos, espalhados através da gerência na emissora, também é que os trabalhadores da emissora sejam manipulados a pressionar o Sindicato dos Radialistas a fazer o que a emissora quer. O negociador da emissora já adiantou que a TV Globo não irá fazer antecipação salarial. Doa a quem doer e espera que os trabalhadores façam aquilo que ele planejou. Na verdade, quando as grandes emissoras romperam com a postura de obediência à TV Globo, deixou a emissora em situação crítica. O descontentamento dentro do prédio da Berrini é geral e ela não quer pagar esta conta, por isso tenta empurra-la para o Sindicato dos Radialistas. 

Porque o Sindicato dos Radialistas entrou na Justiça

A orientação do Tribunal Regional do Trabalho é de que deve haver mútuo consentimento para que a Justiça aprecie as reclamações levadas à ela. O que o Sindicato Patronal se recusou a fazer. Para não perdermos nossa data base e os direitos conquistados até o momento, o Sindicato dos Radialistas foi obrigado e entrar na Justiça, já que o Sindicato Patronal, com orientação da TV Globo, não tem o mínimo interesse em atender as reivindicações dos trabalhadores.

Portanto os companheiros devem ficar atentos a esta postura, que não é novidade da TV Globo. Em 2013, antes das jornadas de junho, quando o povo foi para rua protestar, diversos trabalhadores foram pressionados a vir na assembleia a votar contra a orientação da direção do Sindicato dos Radialistas. Inclusive abrindo mão de direitos históricos. Mas numa votação democrática, a maioria decidiu por não, à proposta patronal, autorizando a direção do Sindicato a continuar a negociação, onde foi possível garantirmos uma conquista histórica para os radialistas no estado de São Paulo. Que foi a obrigatoriedade do fornecimento dos tickets refeições a todos os trabalhadores da categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário