Contador de VISITAS

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Depois de 10 dias paralisados, trabalhadores da EBC conquistam reajustes e encerram greve

Trabalhadores da EBC em Assembleia - Foto: Leonor Costa

Por Ronaldo Werneck

Os trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que compreendem os canais TV Brasil, TV Brasil Internacional, canal NBR, a agência de notícias Agência Brasil, as emissoras de rádio Nacional do Rio de Janeiro, AM e FM de Brasília, da Amazônia e do Alto Solimões, Rádios MEC AM e FM do Rio de Janeiro e Rádio MEC AM de Brasília, Radioagência Nacional e Portal EBC decidiram encerrar a greve depois de aceitarem propostas de reajustes negociadas no TST na tarde desta sexta feira (20/11).

Foram 10 dias exatos de luta dos trabalhadores da EBC em todo país, nas quatro praças onde a empresa atua; São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Maranhão. 

Adesão massiva da categoria foi decisiva para o rápido desfecho da luta.

Após determinação da Justiça em garantir o funcionamento de 40% dos serviços e designada audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), os trabalhadores da empresa, fortemente organizados pelos sindicatos dos radialistas e dos jornalistas, de seus respectivos estados, se puseram em assembleia e aprovaram as propostas negociadas, que foram as seguintes;


- 7% de reajuste salarial retroativo a 01 de novembro de 2015

- 9,92% de reajuste para as demais cláusulas econômicas

- 10,39% reajuste para o vale refeição

- Manutenção das cláusulas do Acordo Coletivo 

- Não desconto dos dias parados

- Não compensação dos dias parados

- Estabeleceu multa de 10% por descumprimento do Acordo Coletivo de Trabalho de qualquer das cláusulas revertida em favor do trabalhador prejudicado.

- Estabeleceu perda de cargos de chefia, caso houver assédio e a comissão de ética comprovar as acusações

- Prazo até Julho de 2016 para que a empresa designe 70% dos cargos comissionados para trabalhadores concursados

A proposta  de acordo negociada no TST e aprovada em assembleia, tem validade de um ano (1/11/2015 até 31/10/2016), ao contrário do último que tinha, de dois anos.

A empresa anteriormente havia apresentado reajuste zero, o que motivou a forte organização dos trabalhadores, fazendo a empresa recuar e mudar sua proposta para 3,5% este ano e 3,5 para o ano que vem. 

Mesmo assim a proposta foi considerada insuficiente, frente a perdas salariais próximo de 10% e foi novamente recusada pelos trabalhadores, onde a organização dos radialistas, junto com seus sindicatos, em dez dias, fizeram acontecer um desfecho vitorioso, levando a empresa negociar com os trabalhadores junto ao TST e garantir novas conquistas.

Podemos afirmar que os trabalhadores da EBC tem forte consciência de classe, o que faz deles os mais organizados dentre os trabalhadores em empresas de rádio e TV do Brasil. 

Sua organização e determinação, com apoio de seus sindicatos, levaram-nos a fazer uma conquista histórica, que servirá de exemplo para todos os trabalhadores radialistas e jornalistas do país.





Nenhum comentário:

Postar um comentário