Contador de VISITAS

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Sindicato derrota TV Band na Justiça e obriga empresa a pagar diferença de horas extras aos seus trabalhadores


Prédio da TV Bandeirantes no Morumbi, em São Paulo

Por Ronaldo Verneck. Com informações da redação Sindicato dos Radialistas

Foram longos 25 anos até que decisão favorável, da Justiça, fosse dada aos trabalhadores. Na verdade, o Sindicato dos Radialistas de São Paulo já havia ganho o processo para seus sócios, apenas quem não era sócio ficou de fora da decisão.

Entenda o caso:

Em maio de 1990 o Sindicato conquistou para a categoria o direito de receber as primeiras duas horas extras com adicional de 100%, pois antes era 50%. O Dissídio somente foi julgado em novembro, sendo que, até então, a Bandeirantes continuou pagando as horas extras com adicional de 50%. Em dezembro de 1.990 a Bandeirantes pagou as diferenças de tais horas extras, mas sem a correção monetária. Foi assim que o Sindicato entrou com o processo para que essa correção fosse paga. Embora os valores a receber não sejam tão significativos, pertencem integralmente aos trabalhadores.

Por isso reafirmamos a importância de ser sócio de sua entidade de classe. A contribuição financeira é importante para dar independência financeira para a entidade. Os patrões tem seu sindicato e são sócios, mas nem todos os trabalhadores são sindicalizados. Também não basta ser sócio e não participar das instâncias deliberativas, na qual os trabalhadores são chamados. Assembleias, congressos e encontros, fazem parte de todo um processo de organização, que culmina com vitórias como essa na luta e na Justiça.

A TV Bandeirantes tem histórico de não cumprimento da Lei do Radialista, bem como de sua Convenção Coletiva. Os litígios acabam indo para a Justiça, que é morosa. Mas a organização política dos trabalhadores, pode adiantar processos como este, que nem deveriam ir para a Justiça. Não é interessante "esperar acontecer". Venha, junto com o Sindicato dos Radialistas, fazer sua própria história. Ser sócio de seu Sindicato é ter consciência de classe e garantir, que seus direitos, não sejam usurpados pelos patrões.

O Sindicato dos Radialistas estará fazendo o pagamento dessa ação aos trabalhadores da TV Bandeirantes neste sábado, dia 03, a partir das 9h00 até as 15h00. Para saber se você tem direito, veja se seu nome está na lista de beneficiários do processo.

Um comentário:

  1. Apenas com a unidade dos trabalhadores é que serão possíveis as lutas e conquistas contra os maus patrões. Sozinho, isolado, ninguém é capaz e em um confronto direto entre um trabalhador e seu patrão, fica evidente a fragilidade do empregado. Portanto, se faz necessário a união de todos em busca de melhorias nas condições de trabalho e remuneração. Parabéns aos radialistas de Sampa, que provam que unidos serão cada vê mais fortes.

    ResponderExcluir