Contador de VISITAS

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Um tanto distante, mas não impossível, Piso Nacional dos Radialistas, de R$ 2.48 mil, é aprovado em comissão da Câmara dos Deputados



Por Ronaldo Werneck

Sem muito alarde, mas muito significativo para os trabalhadores de empresas de Rádio e Televisão do país, o Projeto de Lei 3982/1012, do Deputado Andre Moura/PSC-SE, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e segue para o plenário da Câmara. Este projeto institui o Piso Nacional de Salários para todos os Radialistas do Brasil. No projeto, o Piso Nacional dos Radialistas é fixado em R$ 2.480,00, para uma carga horária de 30 horas semanais. O projeto também determina o índice de correção salarial, que será aplicado anualmente, que é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).  

Segundo José Antonio Jesus da Silva, diretor coordenador da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (FITERT), a proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes na comissão. No entanto afirma que é necessário fazer contato com os deputados.  "Necessitamos da ajuda de todos os companheiros, de cada estado, para que dialoguem com seus deputados e façam frente para aprovação."

Em meio a uma pauta conservadora e desgastado perante a opinião pública, parte do Congresso, pelo menos até agora, entendeu a importância de garantir um mínimo de remuneração decente para aqueles trabalhadores que dedicam, grande parte de sua vida a garantir conteúdo e qualidade técnica em informação, cultura e entretenimento para todos os brasileiros.

Afirmamos que a melhor forma de garantir melhor remuneração não é puxando saco do patrão, nem do chefete. Isso é lógico. Apesar de encontrarmos isso em nossa categoria. Muito menos sentar e esperar as negociações do Sindicato com os patrões. É necessário empenho e disposição de luta, junto com o seu Sindicato.

Agora estamos vendo uma outra iniciativa, que caminha para uma decisão. Se será favorável, tem muito a ver como lidamos em relação a nossa organização como categoria. Se ficarmos esperando os deputados votarem, majoritariamente pelo nosso piso, mas sem fazer nada, o resultado já se desenha. Não vai ter piso nacional nunca. Mas se empenharmos, como devemos nos empenhar nas lutas organizadas pelos nossos sindicatos, certamente a esperança pode ser de um final feliz.

Para fazer contato com seu deputado, clique neste link e comece a fazer pressão nele. Seja através de e-mail, material impresso, telefone, Whats App, Facebook ou até fumaça. Pode ter certeza que isso pode ajudar. Mais ainda, se você participar das atividades sindicais, que o Sindicato promove em seu estado. Agora, se seu sindicato é inerte, não toma iniciativa, é porque está faltando trabalhadores dentro dele. Entre em contato conosco que, talvez, possamos lhe ajudar. 


Seu deputado tem escritório político em sua cidade? Então vai lá falar com ele e tomar um cafezinho com os funcionários do espaço. Se preferir e, é ainda melhor, vá acompanhado de vários companheiros. Até familiares. Certamente ele sentirá que você, como outros radialistas não estão sozinhos. Tire fotos e publique nas redes sociais. Pode fazer a diferença no convencimento deste deputado. Assim, você pode ajudar outros companheiros a se inspirar e fazer o mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário