Contador de VISITAS

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013



Por Ronaldo Werneck

Ano novo, novas lutas com velhos problemas. O TRT ainda não julgou nosso dissídio, muito menos nossos problemas irão diminuir neste ano que se inicia. O fato é que apesar de todo e qualquer problema, sabemos que a solução passa por nós. Nossa organização é imprescindível na luta que deveremos travar. Por isso, no início de março, deveremos ter nossa assembleia de abertura da Campanha Salarial. É com ela que levamos nossas reivindicações para o patronato atender. Que, diga-se de passagem, só atenderá se estivermos mobilizados.

Outras categorias saíram na frente, conquistando índices com aumento real. Estamos há anos só recebendo reajustes e, neste último ano, os patrões, além de só oferecerem isso, queriam retirar direitos. Coisa que essa diretoria não irá concordar. Decisão em assembleia deliberou que fosse enviado parta dissídio, por isso não adianta reclamar quem não veio na assembleia, para votar e decidir o que fazer em relação a proposta patronal. Os presente entenderam que a perda seria maior com a assinatura do acordo,  nos molde que os patrões nos enviaram. Por isso, para não repetir o resultado do ano passado, mobilização é necessário. 

A categoria precisa se movimentar, estamos atentos e dispostos a implementar uma luta que levará a vitória, sempre. Basta os trabalhadores decidirem por isso.

Feliz começo de ano a todos!

9 comentários:

  1. Reclamações, denúncias de exploração, defesa de grevismo e baderna: é só isso que se lê em site de sindicato. Não dá mesmo para acreditar em um sindicalismo atrelado a partidos de extrema esquerda como o do Brasil. O Sindicato dos Radialistas de São Paulo é ligado á Intersindical, e esta, ao PCB, partido que implantou as greves no Brasil no início do século passado. Pra mim essas reclamações que o sindicato faz são político-partidárias, não representam os verdadeiros anseios da categoria. TUDO POLÍTICA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa se despir desse preconceito contra tudo o que for de esquerda companheiro. Lembre-se, preconceito limita as pessoas e enxergar apenas aquilo que elas querem. Sugiro participar mais de nossas assembleias, elas são soberanas e dão mais resultado do que ativismo pela internet.
      Forte abraço.

      Excluir
  2. Raciocínio interessante e que faz sentido, pois lendo essa publicação a única coisa que me vem a mente é a revolta com relação ao fato de que:
    1º. O sindicato não se faz presente em visitas as emissoras regionais (Penápolis por exemplo, minha cidade)região de Araçatuba;
    2º. A fiscalização não se dá nem com relação à maneira como o proprietário da emissora remunera seus contratados (se são respeitados os direitos do profissional) nem com relação as pessoas que estão desempenhando o papel de comunicadores, visto que há um grande número de"locutores e locutoras" que não sabem nem mesmo pronunciar a língua pátria! Um festival de semi analfabetos pronunciando impropérios, palavras, frases e tudo o mais que não tem direito de falar errado, para o assombro de qualquer letrado que fica com vergonha de ouvir tais emissoras que colocam a frente de seus microfones pessoam que nem sequer tem o curso de rádio e tv.
    E 3º, infelizmente é vergonhoso o piso de um profissional da área, e como isso não bastasse, emissora nenhuma (pelo menos as de nossa região) paga para um locutor dois pisos salariais, referentes ao desempenho de locução e operação de áudio. Amigos, está cheio de semi nalfabetos tomando o lugar de profissionais de verdade, porque trabalham a troco de banana, e o patrão está cagando e andando pra isso, porque está vendendo publicidade e "enchendo as burras" de ganhar dinheiro!!!
    Portanto, acho realmente que o comentário acima é pertinente pois, assim como eu, muitos outros profissionais estão completamente desiludidos com a profissão, pois acredito que o sindicato pode fazer muuuito mais do que é feito para defender realmente os direitos da categoria; que fiquem de lado as desculpas que não há união dos profissionais porque independente disso, o sindicato tem de agir com rigor! Só assim será respeitado... chega de idealismo partidário! Quem é profissional do meio não se importa com partido da direita ou da esquerda (se é que isso ainda existe), quer ver sua categoria valorizada, seus direitos defendidos, e não ficar no arrependimento de ter escolhido a profissão errada, porque paixão não enche barriga, só no sexo! Que a crítica seja construtiva e estimulante! Carlos Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cacá!
      Estranho em todo esse tempo, mesmo com a distribuição dos boletins em Penápolis, convocando para assembleias das campanhas salariais, dos congressos (estadual e nacional), vc não tenha entrado em contato conosco para se mostrar a disposição, no mínimo a nos passar as denúncias de irregularidades que diz ter na empresa. Ou vc acha que o sindicato tem poder de entrar e obrigar os trabalhadores a dizer o que tem de irregular?! Sugiro, de forma concreta, que envie, em detalhes, as irregularidades que afirma ter na emissora, pois sem ajuda de quem trabalha nas emissoras que desrespeitam as Leis, nossa atuação é limitada.

      Ao contrário da emissora que diz ter irregularidades, nas que obtivemos os detalhes das irregularidades, temos encaminhado para Ministério do Trabalho e também para o Ministério Público. Temos tido resultados.

      Fazer crítica pela internet é mais fácil. Denunciá-las também companheiro. Faça isso de forma anônima. Pode ter certeza que a categoria agradece. Nós também. Pense nisso.
      Forte abraço.

      Excluir
  3. Gostei do seu comentário, Cacá! A luta de uma categoria deve estar acima dos interesses políticos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sociedade está dividida em classes samuca62. E cada uma delas tem seus interesses políticos. Quando pede para que uma delas deixe de lutar pelos seus interesses, está, na verdade, optando justamente pela outra classe. Saiba disso estudando um pouco mais de história e sociologia. Irá fazer vc enxergar o que é luta de classes.
      Forte abraço.

      Excluir
  4. Olá, gostatia de saber se há alguma projeção para o pagamento do dissídio dos Radialistas 2012/2013.

    Obrigada, Flávia

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do que foi colocado. Estou tao dediludido que pretendo mudar de area. Trabalho na band sp, la temos colegas diretores do sindicato, e e incrivel como a empresa passa por cima dos nossos direitos, a comecar por eu ser obrigado a fazer hora extra sem receber diariamente, eu que me matei de estudar e me qualificar para exercer minha funcao, e ver pessoas sem o minimo estudo e formacao sendo promovidas a fazer o que faco, e assim a empresa explora todos, onde a maioria que sabe q se sair dali nao arruma outro emprego na mesma funcao e forca todos a aceitarem. Por favor, me digam como pode a band sp entrar e ganhar na justica uma liminar, contra uma lei federal e nao implantar a catraca biometrica com comprovante impresso para o trabalhador do horario de inicio e termino da jornada de trabalho? Socorro, me ajudem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlitos!
      Não sei se vc está há muito tempo na band-sp, mas tive oportunidade de distribuir diversos boletins na emissora, onde fizemos um ato na porta da mesma. Não foi só os diretores da entidade, chamamos companheiros de outros sindicatos, para ajudar, caso houvesse necessidade, de pararmos a emissora. Acredite, os trabalhadores entravam mesmo assim para trabalhar. Nos corredores e pela internet reclamam, mas não acompanham a luta que travamos na Justiça, pra que a Band respeite os radialistas. Ora, se os radialistas da Band não se conscientizarem de que somente eles, com a ajuda do sindicato, irão por fim as diversas irregularidades denunciadas no Ministério do Trabalho, no Ministério Público e na Justiça, sobrará apenas reclamar pela internet e pelos corredores da empresa as dificuldades que tem encontrado. Estamos dispostos a encaminhar a luta para reverter o que se passa na Band. Pode nos ajudar a encampar essa luta, que é de todos? Entre em contato para discutirmos as opções que podemos ter.
      Forte abraço.

      Excluir